OPERAÇÕES PM
 
  

A PMMG  registra os conceitos das principais operações desencadeadas pela corporação e os resultados, retratando sua interminável senda contra a violência e a criminalidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Principais Operações:


  Blitz de Trânsito
  Operação Desmanche
  Operação Anti-Drogas
  Operação Carga Pesada
  Operação Pára-Pedro
  Operação PREPACO
  Operação Fronteira
  Operação Meio-Ambiente
  Operação Controle de Velocidade
  Operação Restrição Lateral
  Operação Trânsito Livre
  Operação Férias/Feriado
  Operação Desvio





  Operação Desmanche:

Caracteriza-se pela intensificação de policiamento, visando, através de fiscalização sistemática em oficinas mecânicas, de lanternagem, ferros-velhos, estabelecimentos de autopeças usadas, etc., neutralizar, inibir, prevenir e/ou reprimir os ilícitos relativos a furtos/roubos de veículos e o conseqüente desmanche e/ou alteração de suas características, de peças ou do próprio veículo adulterado ("esquentado").



 
Operação Anti-Drogas:

Consiste no desencadeamento de ações e operações preventivas e repressivas, inclusive com campanhas educativas, com prioridade para locais de entrada de drogas oriundas de outros Estados, visando ao combate sistemático do tráfico e uso de drogas, principalmente o ligado ao crime organizado.




 
Operação Carga Pesada:

É a abordagem a caminhões que estiverem circulando à noite, após as 21:00 horas, nos centros urbanos, com a finalidade de prevenir/reprimir o furto/roubo de caminhões.




  Operação Pára-Pedro:

É a intensificação do policiamento ostensivo, de forma a prevenir e/ou reprimir a eclosão de assaltos a táxis, efetuando em locais previamente escolhidos, efetuando buscas e desarmando suspeitos.




  Operação PREPACO:

É a intensificação do policiamento ostensivo, de forma a prevenir e/ou reprimir a eclosão de assaltos a coletivos, especialmente em itinerários, pontos de embarque e finais de coletivos, efetuando abordagens de suspeitos e desarmamento.




 
Operação Fronteira:

Consiste no desenvolvimento de ações/operações preventivas e ou repressivas com prioridade para pontos estratégicos, localizados na divisa com outros Estados, visando coibir infrações de trânsito, contravencionais e penais, especialmente as ligadas ao crime organizado.




 
Operação Meio-Ambiente:

É a operação comumente levada a efeito em rodovias, em conjunto com a Companhia de Polícia Florestal - Cia PFlo, com a finalidade de prevenir e/ou reprimir atos hostis que concorram, direta ou indiretamente, para a desagregação ambiental. O planejamento de tais operações deve ser completo, de forma a não improvisar decisões que poderiam ser previstas. Deve ser executada em barreiras e pontos de acesso a locais com abundância de caça e pesca, em ocasiões especiais, principalmente em fins-de-semana prolongados. As abordagens devem ser feitas, levando-se em conta a legislação, a segurança e o trato com o cidadão.

 


  Operação Controle de Velocidade:

Operação desenvolvida em vias rurais, no intuito de constatar a velocidade desenvolvida pelos veículos, confrontando-a com a regulamentação da via. Identificando-se excessos, serão adotadas medidas saneadoras.




 
Operação Restrição Lateral:

Caracteriza-se pela utilização de obstáculos e sinalização móvel delimitadora de faixa de tráfego, em pontos específicos da via, objetivando uma maior atenção do condutor e também redução de velocidade. Os locais para sua realização devem ser estudados previamente, vinculando-se o objetivo da operação com as causas dos acidentes neles ocorridos e, ainda, propiciarem a segurança necessária para os usuários da via.

 


 
Operação Trânsito Livre:

Consiste no lançamento de efetivo num determinado subsetor ou corredor de tráfego, devidamente comandado, com a finalidade de harmonizar as ações individuais de cumprimento à regulamentação da via, propiciando melhor fluidez, segurança e acessibilidade ao local considerado.




   Operação Férias/Feriado:

Consiste no emprego de tropa, de forma planejada e específica nas vias de acesso das localidades, visando a inibir/ coibir abusos nas estradas, retirar de circulação veículos sem condições de segurança e reforçar nos condutores conceitos de segurança no trânsito.

 


 
  Operação Desvio:

Refere-se à interdição de via, total ou parcial, para realização de eventos, atos públicos, obras ou em razão de calamidades públicas. Exige planejamento prévio e comando específico, bem como prévia autorização do órgão próprio do Poder Público Municipal.